As Escrituras
Cremos que a Bíblia, composta por 66 livros, é a Palavra de Deus, verbal e plenamente inspirada, e preservada no Texto Massorético Hebraico e no Texto Recebido Grego, conforme foi originalmente dada. A versão Almeida Corrigida Fiel, em português, é uma tradução fiel e precisa desses textos. Rejeitamos a crítica textual moderna, as versões bíblicas modernas baseadas nela, e as traduções por equivalência dinâmica, que distorcem as palavras exatas de Deus.
2 Samuel 23:2; Salmo 12:6-7; Provérbios 30:5-6; Mateus 5:18; 24:35; João 17:17; Atos 1:16; 3:21; 1 Coríntios 2:7-16; 2 Timóteo 3:15-17; 2 Pedro 1:19-21; Apocalipse 22:18-19
O Único Deus Verdadeiro
Cremos que há um, e somente um, Deus vivo e verdadeiro — supremo em Sua Pessoa, eterno em Seu Ser, absoluto em Seus atributos, onipotente, onisciente e onipresente, glorioso em Sua perfeição, o Criador e Supremo Legislador do céu e da terra. Deus existe eternamente em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo — um em natureza, atributos, poder, glória e substância, iguais em toda a perfeição divina. Esta é a doutrina bíblica e histórica da Trindade.
Deuteronômio 6:4; Gênesis 1:1, 26; Êxodo 3:14; Salmo 115:3; 139:1-16; 145:17; Malaquias 3:6; João 3:16; 4:24; 5:26; 14:16; Mateus 3:16-17; 28:19-20; 1 Coríntios 12:4-6; 2 Coríntios 13:14; 1 Tessalonicenses 1:9; 1 Pedro 1:16; 1 João 3:16; 5:7
O Pai
Cremos em Deus Pai, perfeito em santidade, infinito em sabedoria e imensurável em poder. Ele se importa misericordiosamente com os assuntos dos homens, ouve e responde orações, e salva do pecado e da morte todos os que vêm a Ele por meio de Jesus Cristo.
Gênesis 1:1; 17:1; Êxodo 6:3; Deuteronômio 4:35; Salmo 90:2; 139:7-10; Isaías 40:28; João 4:24; 1 João 1:5
O Senhor Jesus Cristo
Cremos que Jesus Cristo, a segunda Pessoa da Trindade, é o Filho eterno de Deus. Ele existia eternamente com o Pai. Na Sua encarnação, tornou-Se homem por meio do milagre do nascimento virginal. Jesus Cristo é plenamente Deus e plenamente homem. Viveu uma vida sem pecado, realizou milagres que comprovam ser Ele o Messias, morreu uma morte substitutiva por todos os homens, foi sepultado e ressuscitou corporalmente ao terceiro dia. Depois subiu ao Céu, onde exerce atualmente Seu ministério de intercessão e mediação. Ele prometeu retornar para arrebatar os santos da era da igreja antes da Tribulação, e depois voltar à terra para estabelecer Seu Reino milenar ao final da Tribulação.
Isaías 53:4-5; Mateus 18:11; 20:28; João 1:1,14; 3:16; 8:58; Romanos 3:25-26; 1 Coríntios 15:3; 2 Coríntios 5:14-21; Filipenses 2:6-11; Hebreus 2:9-15; 1 Pedro 1:19
O Espírito Santo
Cremos que o Espírito Santo, a terceira Pessoa da Trindade, é uma Pessoa, e não uma força impessoal. Ele é eterno (Hebreus 9:14), esteve ativo na criação (Gênesis 1:2) e forma os homens, dando-lhes vida (Jó 33:4). Ungiu e capacitou os juízes, reis e profetas de Israel (Juízes 3:10; 6:34; 11:29; 1 Samuel 16:13). Inspirou as Escrituras, comunicando as palavras de Deus a homens santos do passado (João 14:26; 1 Coríntios 2:11-13; 1 Pedro 1:10-12; 2 Pedro 1:19-21). Convence o mundo do pecado e atrai os homens a Cristo (Gênesis 6:3; João 16:7-11). No Pentecostes, veio sobre os santos da era da igreja para capacitá-los à evangelização mundial (Atos 1:8). Regenera os que crêem (João 3:5-8), os sela até o dia da redenção (Efésios 1:13-14), habita em todos os nascidos de novo (1 Coríntios 6:19,20), os santifica (1 Pedro 1:2), os equipa e capacita para o serviço (Atos 1:8; 1 Coríntios 12), e ilumina sua compreensão da verdade. Ele também chama e envia missionários (Atos 13:1-4).
A Queda do Homem
Cremos que o homem foi criado à imagem de Deus, mas caiu em pecado, trazendo morte e separação de Deus. Todos os homens herdam uma natureza pecaminosa, e são pecadores tanto por natureza quanto por escolha. Estão, assim, culpados e condenados diante de Deus, e não possuem em si mesmos nenhum meio de redenção ou salvação.
Gênesis 1:26-27; 2:16-17; 3:1-24; Salmo 51:5; Eclesiastes 7:29; Isaías 53:6; Jeremias 17:9; Marcos 7:20-23; Romanos 3:9-20; 3:23; 5:12; Efésios 2:1-3
O Caminho da Salvação (O Evangelho)
Cremos que a salvação é unicamente pela graça de Deus — um dom gratuito que não pode ser conquistado, no todo ou em parte, por qualquer virtude, obra humana, dever religioso ou sacramento. Este dom da graça foi adquirido exclusivamente por Jesus Cristo, mediante Seu sangue e morte no Calvário. O pecador recebe a salvação de Deus mediante o arrependimento para com Deus e a fé no Senhor Jesus Cristo. Embora a salvação seja somente pela graça, mediante a fé, ela resulta em uma vida transformada: a salvação não é pelas obras, mas é para as boas obras. A fé salvadora vem pelo ouvir da Palavra de Deus; por isso, é necessário que os homens ouçam o evangelho para serem salvos. O evangelho é definido em 1 Coríntios 15:1–4.
João 1:11-13; 3:16-18, 36; 5:24; 14:6; Atos 4:12; 15:11; 20:21; Romanos 10:9-10, 13, 17; Efésios 1:7, 12-14; 2:8-10; Tito 3:3-8; Hebreus 1:3; 1 Pedro 1:18-19; 1 João 4:10
Segurança Eterna
Cremos que todos os que confiam em Jesus Cristo são justificados (declarados justos por Deus por causa de Cristo), perdoados dos seus pecados, regenerados (nascidos de novo) e recebem vida espiritual pelo Espírito Santo. Esses crentes estão eternamente seguros em Cristo, pois são guardados pelo poder de Deus.
Isaías 53:11-12; João 10:27-30; Atos 10:43; 13:39; 15:11; Romanos 3:21-25; 5:1-2, 9; 2 Coríntios 5:21; Tito 3:7; 1 Pedro 1:2-5; 1 João 5:10-13
Santificação
Cremos que a santificação é apresentada em três fases nas Escrituras: passada (o crente já foi santificado em Cristo), presente (está sendo santificado progressivamente pela ação do Espírito Santo que nele habita), e futura (será completamente santificado na ressurreição). Não há erradicação completa da velha natureza durante a santificação progressiva nesta vida. Cremos que o falar em línguas não é sinal de regeneração nem de santificação, e que o dom de línguas do Novo Testamento cessou com a conclusão das Escrituras.
João 17:17; Romanos 1:17; 6:1-18; 1 Coríntios 1:30; 6:11; 13:8-13; 14:20-22; Efésios 4:15; 5:26-27; Filipenses 1:9-11; 1 Tessalonicenses 4:3-7; Hebreus 10:10; 1 Pedro 1:15-16
A Igreja
Cremos que a igreja na terra é uma congregação de crentes biblicamente batizados, unidos por uma fé comum no Novo Testamento e comunhão no evangelho de Jesus Cristo. A igreja foi estabelecida e edificada por Jesus Cristo (Mateus 16:18) e é a coluna e firmeza da verdade (1 Timóteo 3:15). Cada igreja é autônoma — autogovernada, autodisciplinada, autossustentável e autopropagadora — e está sob a autoridade exclusiva de seu único Cabeça, Jesus Cristo, conforme vemos em Atos e nas Epístolas.
Seus oficiais são pastores (também chamados de presbíteros e bispos, Atos 20) e diáconos (obreiros) segundo 1 Timóteo 3.
Suas duas ordenanças são o batismo e a Ceia do Senhor, ambos como memoriais da morte e ressurreição de Cristo (Atos 2:41-42; 1 Coríntios 11:23-24). O batismo é somente para crentes, por imersão, e é chamado de sepultamento (Romanos 6:1-4). Ele não salva nem faz parte da salvação, mas segue a salvação como testemunho público dela e como figura da morte, sepultamento e ressurreição do crente com Cristo (Atos 8:36-39; 16:30-33; 18:8). O batismo não é o evangelho, mas uma figura do evangelho: a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo pelos nossos pecados (1 Coríntios 1:17; 15:1-4).
A única autoridade da igreja é a Bíblia (2 Timóteo 3:16-17). Sua Grande Comissão é a evangelização mundial e o discipulado (Mateus 28:18-20; Atos 1:8; 13:1-4).
Governo Civil e Liberdade Religiosa
Cremos que o governo civil foi instituído por Deus para o bem-estar e a ordem da sociedade humana. Os magistrados devem ser alvo das orações do povo de Deus (1 Timóteo 2:1-4), bem como honrados e obedecidos com consciência (Mateus 22:21; Romanos 13:1-7; Tito 3:1; 1 Pedro 2:13-14), exceto quando suas ordens contradizem a vontade de Deus (Atos 4:18-20; 5:29). Cremos na separação entre igreja e Estado conforme ensinada nas Escrituras: o Estado deve proteger a liberdade da igreja, sem favorecer qualquer grupo ou denominação. Uma igreja livre em um Estado livre é o ideal cristão.
Eventos Futuros
A bem-aventurada esperança do crente é a vinda pessoal, iminente, pré-tribulacional e pré-milenial de Cristo para arrebatar os santos da era da igreja antes da Tribulação (1 Coríntios 15:51-57; 1 Tessalonicenses 1:9-10; 4:13-18; 5:1-9; Tito 2:13; Mateus 24:42-44; 25:13). Durante a Tribulação, os justos juízos de Deus serão derramados sobre o mundo incrédulo (Daniel 12:1; Joel 2:2; Mateus 24:21; Apocalipse 6–18), período conhecido como a septuagésima semana de Daniel (Daniel 9:24-27). O clímax desse tempo será o retorno visível de Jesus Cristo à terra, com poder e grande glória, para estabelecer o Reino Davídico (Mateus 16:27; 24:30-31; 26:64; Apocalipse 1:7; 2 Tessalonicenses 1:7; Apocalipse 19:11-21; 20:1-4). Nesse tempo, Israel será salvo e plenamente restaurado à sua terra e reino (Isaías 2:2-5; 60; 66:20-24; Joel 3:1-2, 18-21; Zacarias 14; Romanos 11:25-29). Satanás será preso, e a maldição será removida da criação (Isaías 11:6-9; Apocalipse 20:1-4). Após o Milênio, Satanás será solto, liderará uma última rebelião contra Deus, será derrotado e lançado no lago de fogo, onde será atormentado para todo o sempre (Apocalipse 20:7-10). Então ocorrerá o julgamento do Grande Trono Branco dos mortos incrédulos (Apocalipse 20:11-15), seguido pela criação dos Novos Céus e da Nova Terra (Apocalipse 21–22; 2 Pedro 3:10-13).
O Estado Eterno
Cremos que as Escrituras ensinam que, ao morrer, o espírito do crente passa imediatamente à presença de Cristo, onde permanece em alegria consciente até a ressurreição do corpo, quando Cristo vier buscar os Seus (Marcos 9:4; Lucas 23:43; 2 Coríntios 5:8; Filipenses 1:23; 2 Timóteo 4:6; Apocalipse 6:9-11). Cremos também que as almas dos incrédulos permanecem, após a morte, em punição consciente (Marcos 9:43-49; Lucas 16:22-31; Hebreus 9:27), até comparecerem diante do Grande Trono Branco, onde serão julgadas e lançadas no Lago de Fogo para sofrer tormento eterno (Mateus 25:46; Apocalipse 20:11-15).
Separação da Heresia e da Apostasia
Cremos que a Bíblia exige separação de todas as formas de heresia e apostasia eclesiástica (Romanos 16:17; 2 Coríntios 6:14-18; 2 Tessalonicenses 3:6; 1 Timóteo 6:3-5; 2 Timóteo 3:5; Tito 3:10-11; 2 João 10-11; Apocalipse 18:4). Somos ordenados a provar os falsos mestres, marcá-los, repreendê-los, não ter comunhão com eles, apartar-nos deles, não recebê-los, não manter companhia com eles, rejeitá-los e separar-nos deles. A Bíblia ensina que o curso da era da igreja será caracterizado por crescente apostasia (2 Timóteo 3:1–4:6).
Separação do Mundo
Cremos que a Bíblia também exige uma separação rigorosa das coisas malignas deste mundo
Mateus 6:24; Romanos 12:2; 2 Coríntios 6:3, 14–17; Efésios 5:11; 1 Tessalonicenses 5:22; Tito 2:11-14; Tiago 1:27; 4:4, 8; 1 João 2:15-17; 5:19
Sexualidade Humana e Casamento
Cremos que Deus criou o homem e a mulher, e que o casamento é a união sagrada entre um homem biológico e uma mulher biológica, estabelecida por Deus como aliança vitalícia.
Gênesis 2:24; Mateus 19:4–6; Hebreus 13:4