Escolha uma Página

[Resumo do artigo “Environmental Clean-Up Crew: Design in Nature” por Tom Hennigan de https://answersingenesis.org/environmental-science/environmental-clean-up-crew/]

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1:28

Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz. Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão. Gênesis 8:21-22

… Tudo foi criado por ele [Jesus] e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. Colossians 1:16-17

… sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder …  Hebrews 1:3

Deus é ao mesmo tempo Criador e o Sustentador da vida e do planeta Terra.

Recentemente, estudantes da Universidade de Yale isolaram um fungo na floresta amazônica capaz de quebrar plásticos de poliuretano sintéticos.

Não foram projetados diretamente para essa função, mas já digeriam um produto natural muito semelhante ao plástico.

Dois grandes vazamentos de petróleo no Golfo do México:

  • Mexico’s Ixtoc oil well
    • Junho 1979
    • 30.000 barris de petróleo por dia
    • 10 meses
    • causou grandes estragos primeiro no México e depois no Texas
    • a vida marinha foi reduzida em 80% em algumas áreas
    • pelo menos uma espécie ameaçada de peixe foi levada à beira da extinção
  • Plataforma petrolífera da BP explodiu em 2010
    • 53.000 barris por dia no oceano
    • o pior derramamento acidental de óleo de todos os tempos

2 anos depois vazamento do Ixtoc – surpresos com a rapidez que ambientes voltaram ao normal! 2as décadas depois – quase não existe evidência do vazamento – o mesmo acontecendo com o vazamento da BP.

A maior parte da limpeza é feita por bactérias que comem óleo!

Deus projetou bactérias com a capacidade de decompor certos produtos químicos em óleo e gás natural que eles podem usar para crescimento e reprodução. Deus pode tê-los projetado diretamente assim ou eles podem ter desenvolvido uma adaptação (através de mutação) que lhes permite digerir o óleo. Parece que Deus já fez provisões para limitar o impacto prejudicial do homem pecador e imperfeito sobre Sua criação.

Parece que Deus pretendia que as pessoas descobrissem essas habilidades fúngicas e bacterianas e depois as cultivassem para o bem.

Os ambientalistas evolucionistas visualizam a natureza como extremamente frágil e caricaturam o domínio humano sobre a natureza como destruição devassa.

O potencial de fungos e bactérias são apenas exemplos de como o Criador projetou os ecossistemas da Terra a serem resilientes e auto-corrigíveis.

Nossa subjugação e governo da terra (Gênesis 1:28) devem refletir o próprio método de Deus de trazer ordem crescente, vitalidade, fecundidade e diversidade à Terra.

Devemos focar em descobrir o potencial oculto que Deus construiu na natureza e descobrir como novos relacionamentos entre Suas criaturas podem nos ajudar a cuidar melhor da criação e usá-la com sabedoria – para o bem da humanidade e para a Sua glória.

Tom Hennigan, M.S., M.P.S. é professor associado de biologia na Truett-McConnell College, onde ensina biologia e ecologia de organismos, e é escritor colaborador da Cornwall Alliance for the Stewardship of Creation.

Artigo: https://answersingenesis.org/environmental-science/environmental-clean-up-crew/

Acesse outros artigos desta séria no seguinte link:

Ambientalismo na Perspectiva Bíblica

Siga-nos no twitter @bibliaabertaibe

Dúvidas? Mande um e-mail para contato@bibliaaberta.com.br.

Próximo Post