Uma filosofia bíblica sobre música na igreja e no lar.
ATENÇÃO: É muito importante assistir cada lição deste curso na ordem, pois cada lição constroi sobre o fundamento do outro.
VIII. A Música Cria O Clima
A. Mundanismo na Música
B. Estilo ou uma Extensão de uma Filosofia?
Autores: Dr. Frank Garlock and Dr. Kurt Woetzel
Preletor: Pr. Tim Barrett – Igreja Batista Emanuel de Jundiaí.
ATENÇÃO: No vídeo, aparecerá uma mão piscando toda vez que você deve preencher as lacunas na apostila.
APOSTILA para a lição 8, CLIQUE AQUI.
Resumo da Lição: Nesta lição, iremos concentrar no fator som e o que ela comunica, independentemente das palavras. A expressão “A um doce espirito aqui” é biblica. (João 4:23) O pastor prega a verdade. A música prepara os corações para ouvirem a mensagem; portanto, deve ser compatível com esta verdade. “Não pode haver música alguma sem ideologia.” (Denisoff e Peterson) Música sempre influência doutrina, emoção, opinião – o pensamento inteiro de alguem. “Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele.” (Prov. 23:5a) O que é mundanismo na Música? Alguns tipos de música são mundanos por causa de sua identificação com o mundo. Se for tocada em lugares mundanos é porque os frequentadores destes lugares esperam este som. Iremos pegar estes sons e trazê-los para dentro de nossas igrejas? Como vimos, certos tipos de música apelam para a carne e estes tipos de música se encaixam em lugares mundanos pois satisfazem, agradam e nos entretem. Música sacra deve ser para louvor ao Senhor e não para entretenimento. Música mundana também pode ser identificada pelo som. Que imagem vem à sua cabeça ao ouvir música saindo de um bar, clube, etc.? Que imagem o mundo tem ao passar por nossa igreja, nosso carro, ou nossa casa? Se alguém sem Cristo está cansado do barulho que o mundo oferece e procura música que alimenta o espirito, a sua igreja os atrai ou ela tem as mesmas qualidades e sons do que o mundo? Nesta lição também vemos várias técnicas deliberadas que são usadas por cantores. “Uma das vozes mais suaves e sexys de qualquer bairro” (Jay Cocks) Que técnicas de canto causaram este comentário a respeito de uma contora? (assista à lição) “Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. Longe dela seja o teu caminho, e não te chegues à porta da sua casa.” (Provérbios 5:3,8) “Quando você toca música, você também abraça um estilo. Um estilo sugere maneiras de sentar, maneiras de cantar, e maneiras de sentir rítmo. Também sugere maneiras de pensar.” (Rothstein) As grandes obras musicais do mundo são do estilo polifônico (combinação de melodias). O salvo deve saber porque este tipo de música é grande: Efésios 5:18-19 Quando estivermos cheios do Espirito Santo iremos produzir melodia. Melodia deverá refletir o caráter de Deus e imitar a verdade do evangelho. Não há nada de relativo nas palavras do evangelho (João 14:6) e nem deve haver no evangelho cantado. A música do mundo (e de muitos “evangélicos”) adota um estilo de “faça como quiser”. Tudo é relativo, não existem absolutos. (Esta é a filosofia do existêncialismo divulgada pelo filósofo francês Jean-Paul Srtre no fim da década de 40. Não é conincidência que muitas das técnicas de voz e música discutidas neste capítulo originaram na música da década de 40 e 50.) “Música, para ter ordem, sempre deve envolver restrições, limitações e regulamentos do som.” (Rothstein) Já descobrimos que música não é meramente questão de preferência ou gosto. Devemos concluir agora que o estilo é importante. O estilo em si reflete e projeta a filosofia. “…artifício subsitiu arte, e efeito sensual substituiu emoção sincera.” (Cyril Scott) Da mesma maneira que vogais e consoantes podem se tornar em blasfêmia, caneta e papel nas mãos de qualquer artista podem se tornar pornografia, assim também, notas e ritmos, nas mãos de um compositor ou artista, podem se tornar sensuais.
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