Escolha uma Página

Título Original: Why have Standards for Church Workers?
Autor: Pr. David W. Cloud, Fundamental Baptist News Service, 20 de agosto de 1997
Tradutor: Pr. Josias Dias da Silva
Usado com permissão de Way of Life Literature www.wayoflife.org

Quando eu fui salvo em 1973, comecei a buscar uma igreja bíblica para tornar-me membro. (…) Fui ganho para Cristo através do testemunho de um homem que conheci em uma viagem. Viajamos vários dias juntos e na última noite da viagem, o Senhor retirou a cegueira espiritual que havia em minha mente e abriu o meu coração a Cristo e à Bíblia. As orações de muitas pessoas queridas foram respondidas naquela noite. No dia seguinte, aquele irmão em Cristo continuou o seu caminho e eu continuei o meu. Fui para casa regozijando em minha nova fé em Cristo; reconciliei-me com o meu pai em relação ao qual eu havia estado muito tempo em rebelião, arrumei um emprego e comecei a procurar uma igreja. Fiquei muito feliz ao encontrar uma igreja que eu sentia ser uma igreja sincera em relação a servir ao Senhor e separar-se do mundo. Era uma pequena Igreja Batista Independente. Mais tarde frequentei um Instituto Bíblico Batista Independente, e então comecei a preparar-me para o nosso trabalho missionário na Ásia.

Já se passaram 24 anos desde que o Senhor transformou a minha vida e envolvi-me no movimento das igrejas Batistas independentes.

Muitas coisas têm mudado desde então,  e uma delas é a deterioração dos padrões morais em nossas igrejas. Tenho percebido que a atitude de muitos membros das Igrejas Batistas Independentes de hoje é muito parecida com as atitudes das pessoas em igrejas ecumênicas que despejam sua raiva contra mim na Internet. Eles são teimosos, obstinados e rebeldes contra altos padrões morais e estão envolvidos no protesto fajuto contra “legalismo.” Mesmo quando  os seu pastor prega contra usar roupa indecente como saias curtas, tops e calças, eles ostentam este tipo de roupa em público. Mesmo quando os seus pastores alertam sobre assistir a filmes que não agradam a Deus, eles vão aos cinemas e assistem filmes para maiores de 13 anos ou trazem filmes ainda mais vis para dentro de seus lares.

A DETERIORAÇÃO NO LAR

Uma das principais razões para a queda nos padrões morais em nossas igrejas é a condição espiritual dos lares. Em muitos casos temos trazido o mundo para dentro de nossos lares através de programas de televisão e vídeos gravados que não são saudáveis e vídeo games violentos, esquisitos ou de algum outro modo impuros. Um número excessivo do povo de Deus passa mais tempos com estrelas de Hollywood ou personagens de romances do que com pessoas piedosas e cheias do Espírito Santo; mais tempo ouvindo música country ou programas seculares de entrevistas no rádio do que os grandes hinos da fé e a Eterna Palavra de Deus; mais tempo acompanhando algum time esportivo vão do que buscando a face de Deus e ganhando almas para Cristo. Em muitos casos não temos adorado ao Senhor vigorosamente em nossos lares através da leitura da Palavra de Deus e oração, discutindo assuntos bíblicos, cantando hinos ou ouvindo pregações. É muito comum ver famílias cujos membros, ao invés de servirem ao Senhor juntos, vão cada um para o seu lado e pelo seu caminho, fazendo cada um o que bem entende; e não temos buscado trazer missionários e pastores para dentro de nossos lares para que a nossa família possa ser abençoada com a presença de pessoas zelosas que amam a Deus. Grande parte de nossos lares são carnais e mundanos, e isto é refletido em nossas igrejas. Famílias carnais pressionam o pastor para que abaixe os padrões da igreja. É a responsabilidade do pastor diante de Deus resistir a esta pressão, mas um triste fato da natureza humana é que muitos pastores não farão isto.

A DETERIORAÇÃO NA PREGAÇÃO

Outra razão para a queda nos padrões morais de nossas igrejas é a deterioração na pregação. Um quarto de um século atrás, frequentemente ouvia-se pregação direta e poderosa contra roupas imodestas, filmes e programas de televisão vis, dança e música rock. Muitos Neo-fundamentalistas afirmam que a pregação sobre padrões feita em séculos passados era exagerada e repetitiva (“hobby horse”),  que muitos homens pregavam mais sobre cabelo (cabelo comprido para homem) do que sobre santidade. Eu não acredito nisto, e eu estava lá. Sem dúvida deviam haver alguns pastores que exagerava no foco das coisas externas, mas não creio que este tenha sido um problema comum entre Batistas fundamentalistas em tempos passados. Aqueles que dizem isto estão usando esta afirmação como uma cortina de fumaça para esconder o fato que esta nova geração tem abaixado os padrões de moralidade. Posso testificar que foi tal pregação que me encorajou a começar a limpar a minha vida e a separar-me do mundo. Raramente ouve-se este tipo de pregação em igrejas Batistas independentes hoje em dia, no entanto, e mesmo quando algumas destas coisas são mencionadas brevemente no púlpito, é feito quase como que pedindo desculpas. Isto é um crime. Pregar a Palavra de Deus é muito mais do que meramente ler as Escrituras publicamente. É o dever do pastor proclamar a Palavra de Deus com ousadia e aplicá-la ao dia a dia de seus ouvintes.

A DETERIORAÇÃO NA APLICAÇÃO DE PADRÕES PARA TRABALHADORES NA IGREJA

Outra razão para a queda nos padrões morais em nossas igrejas é a deterioração na aplicação de padrões para trabalhadores na igreja. Aqui nós chegamos ao objetivo principal deste artigo. Uma igreja não pode exigir padrões de cada membro da igreja, mas pode exigir altos padrões de vestimenta e comportamento daqueles que estão em posições de ensino e liderança. Há um claro exemplo disto nas Escrituras. Considere 1 Timóteo 3:1-13, Tito 1:5-9, 2 Coríntios 8:18 e 22. Eu sei que há igrejas que têm abusado desta questão de padrões; enfatizando o externo e ignorando o interno, que é muito mais importante; promovendo padrões de forma pouco graciosa; não sendo pacientes com novos convertidos que são imaturos e ignorantes a respeito de santidade bíblica etc. Sei que é possível estar limpinho por fora e ao mesmo tempo ser impuro por dentro; alguém pode ser um exemplo perfeito em relação aos padrões batistas fundamentais e ser tão carnal por dentro como um crente de Corinto. Eu entendo isto e é algo que não podemos esquecer. Focar o externo e negligenciar a questão de santidade interior é hipocrisia. Por outro lado, uma pessoa cheia do Espírito Santo irá importar-se profundamente com o externo, pois o externo afeta o coração. Provérbios 4:23-27 exorta-nos a guardar o coração com toda diligência. Como isto é feito? Esta passagem nos diz que guardar o coração significa guardar o que os olhos vêem e o que os ouvidos ouvem e o que a boca fala e aonde vão os pés. Aquilo que é externo afeta o coração (ler Provérbios 4:23-27). O fato de que esta questão de padrões tem sido abusada não é desculpa para jogarmos fora o próprio conceito de manter altos padrões para os que trabalham na igreja. COISAS EXTERNAS NÃO SÃO TUDO O QUE IMPORTA, MAS SÃO MUITO IMPORTANTES. Se alguma vez houve uma época em que as igrejas precisam exigir altos padrões de seus trabalhadores e professores, esta época é hoje!

A SEGUIR IREMOS ENUMERAR ALGUMAS DAS RAZÕES PELAS QUAIS AS IGREJAS PRECISAM ESTABELECER E EXIGIR ALTOS PADRÕES MORAIS DE SEUS TRABALHADORES:

    1. ALTOS PADRÕES ELEVAM E MANTÉM OS PADRÕES GERAIS DE TODAS AS IGREJAS. Deus exige altos padrões dos líderes da igreja porque eles são exemplos para a congregação e eles representam a igreja aos olhos das pessoas da comunidade (Tito 2:3,4; 1 Pedro 5:3). Se os professores de Escola Dominical ou aqueles que trabalham com os jovens não têm altos padrões morais em suas vidas pessoais e em seus lares, isto puxa para baixo os padrões de toda a congregação. Os alunos que se sentam sob a influência destes professores são mais impressionados pelas vidas de seus professores do que com suas palavras. O professor poderá dizer que é importante ser santo para o Senhor, mas isto soará vazio se aquele professor estiver envolvido em coisas carnais e mundanas e se ele não exemplifica as coisas que são pregadas do púlpito. Os jovens já são fortemente atraídos pelo mundo. Se os seus professores são mundanos, eles estarão sendo duplamente encorajados a irem nesta direção e serão ainda mais mundanos que seus professores. Se os professores assistirem filmes para maiores de 13 anos; os jovens assistirão filmes para maiores de 18 anos. Se as professoras usarem saias um centímetro acima dos joelhos, as jovens usarão saias 2 ou 3 ou 4 centímetros acima dos joelhos. É absolutamente imprescindível que uma igreja estabeleça e exija os mais altos  padrões morais para seus trabalhadores para que possa elevar e manter os padrões da igreja toda.
    2. ALTOS PADRÕES DESAFIAM SALVOS A UM VIVER MAIS ELEVADO. Como um novo convertido, eu fiquei feliz em encontrar uma igreja que estabelecia altos padrões. Era um encorajamento para mim. Eu ainda fumava, tinha cabelos compridos, falava alguns palavrões, ouvia música rock, assistia a filmes indecentes, etc. Mas eu instintivamente sabia que uma igreja deve praticar e ensinar santidade. Eu não procurei uma igreja onde as pessoas viviam do jeito que eu vivia quando eu era um recém-convertido; eu procurei uma igreja onde as pessoas estavam empenhando-se para andar em santidade bíblica. Fui desafiado a começar a limpar a minha vida, porque os trabalhadores da igreja mantinham altos padrões diante de mim. Se este não tivesse sido o caso eu poderia ter me sentido confortável em minha imaturidade mundana e é possível que eu jamais tivesse mudado. O pastor me desafiava do púlpito e os trabalhadores me desafiavam com suas vidas. Eu também fiquei sabendo que a escola bíblica que eu queria frequentar não permitia coisas mundanas e fui desafiado com isto a elevar meus padrões pessoais. Eu nunca me arrependi disto. Hoje, no entanto, as igrejas estão permitindo que o brado falso e carnal de “legalismo” as intimidem a deixar cair seus padrões. Como resultado disto, novos cristãos não estão sendo desafiados a viverem vidas santas, a separarem-se do mundo. Eles podem ficar confortáveis com mundanismo porque é isto que eles têm visto na vidas de alguns trabalhadores.
    3. ALTOS PADRÕES OFERECEM OPORTUNIDADES DE ENSINO. Quando minha esposa era uma adolescente e recém-convertida, ela estava muito entusiasmada sobre seu recém descoberto relacionamento com o Senhor e uma igreja bíblica. Ela saiu e comprou um bonito vestido para ir à igreja. O coração dela estava certo mas o vestido era inapropriado. Era apertado e curto! Ela não tinha ninguém para ajudá-la a entender estas questões. A mãe havia aceitado a Cristo  a pouco tempo e os outros membros de sua família não eram salvos. Felizmente, o professor de escola dominical dela era um homem piedoso, e ele a levou ao lado e bondosamente explicou alguns dos princípios básicos sobre vestimenta modesta. Minha esposa ficou um pouco embaraçada, mas também ficou grata por alguém ter tomado tempo para instruí-la sobre o certo e o errado. Ela aprendeu a vestir-se com modéstia e tem feito assim desde então, e tem treinado nossa filha de 20 anos a fazer o mesmo. Altos padrões desafiam novos membros e também oferecem oportunidades de ensino para instruí-los em santidade.
    4. ALTOS PADRÕES ENCORAJAM E APÓIAM AQUELES QUE TÊM ALTOS PADRÕES. É uma tremenda frustração para uma família ter altos padrões se os trabalhadores de sua igreja não têm os mesmos padrões. Da mesma forma, se uma igreja mantém altos padrões para seus trabalhadores, é um tremendo encorajamento para as famílias que estão se esforçando para manter bons padrões. Isto reforça a sua posição. Considere esta situação: Algumas famílias na igreja nunca têm  permitido que seus filhos assistam a qualquer coisa além de vídeos de filmes livres, cuidadosamente selecionados (este é apenas um simples exemplo de muitos que poderiam ser dados). Por outro lado, há professores e trabalhadores dos jovens que permitem que seus filhos assistam a  filmes considerados inapropriados para sua idade e que não agradam a Deus. [Em inglês o autor se refere a filmes PG e PG 13.] E até mesmo permitem eles irem ao cinema onde filmes ainda mais vis (R rated) são anunciados. Isto cria tremenda confusão e um grande potencial para haverem problemas. Os padrões dos pais são minados e enfraquecidos. O trabalho dos pais torna-se mais difícil. Os jovens são seriamente tentados a culparem seus pais de serem legalistas exagerados e poucos razoáveis. Aqueles que trabalham com os jovens não podem apoiar os pais porque eles vivem contrários a estes padrões, e sentem-se desconfortáveis e tentados a falarem contra estes pais e a rotulá-los como “legalistas”, “auto-piedosos,” “fariseus” (“holier than thou”), etc. Os pais que têm estes padrões mais altos podem ser vistos como “encrenqueiros”, não importa o quanto os corações deles estejam retos diante do Senhor.
    5. ALTOS PADRÕES SÃO NECESSÁRIOS PARA MANTER A BOA REPUTAÇÃO DA IGREJA. Os trabalhadores e professores representam a congregação aos olhos dos outros membros da igreja e da comunidade.   A igreja como um todo será julgada pelas vidas de seus trabalhadores. Se a comunidade observa professores e líderes dos jovens da igreja vestidos imodestamente, irá deduzir que a igreja aceita isto. Se os diáconos alugam filmes para maiores de 13 anos (ou ainda piores), a comunidade irá deduzir que este é o padrão da igreja em si. E, de certa forma, ela está correta. Se o pastor não mantém padrões altos e bem definidos para todos os trabalhadores da igreja, ele está passando a mensagem de que estas questões não são importantes, e a comunidade ouvirá esta mensagem alta e clara. É claro que estas coisas muitas vezes são feitas sem o conhecimento do pastor e contra sua vontade.
    6. ALTOS PADRÕES EXPÕEM A ATITUDE DO CORAÇÃO. É possível estar correto no exterior e não ser santo por dentro, mas aqueles que são santos por dentro não são descuidados e rebeldes sobre as coisas externas. Aqueles que lutam contra padrões escritos para trabalhadores na igreja, estão demonstrando a condição impura de seus corações. (Ler 1 Coríntios 6:20, 2 Coríntios 7:1).  Aqueles que amam ao Senhor são sensíveis em relação a toda e qualquer coisa que poderia afetar seu testemunho para Ele e sua comunhão com Ele. “Abstende-vos de toda a aparência do mal.”  (I Tessalonicenses 5:22). Aqueles que amam ao Senhor também são submissos à autoridade. A Bíblia diz: “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isto não vos seria útil.” (Hebreus 13:17). Aqueles que amam ao Senhor não são obstinados em relação a seus pastores. Eles têm um espírito obediente. Quando o pastor prega solenemente contra imodéstia e prazeres vis e moda unissex, etc. eles são submissos. A atitude de uma pessoa em relação a tais pregações exibe a condição do coração.

Aqueles que amam ao Senhor, geralmente são cuidadosos sobre como outros são influenciados através de seu comportamento. (Ler 1 Coríntios 8:1,13; Romanos 14:15.)

Cristãos que rejeitam padrões de vestimenta e comportamento, geralmente afirmam que eles têm liberdade em Cristo para viverem de uma forma diferente, para se vestirem de maneiras que consideramos imodestas, para assistirem coisas que consideramos vis e destrutivas, para ouvirem música que consideramos carnal, etc. Se esta fosse a verdade (e não cremos que seja), há uma responsabilidade de vivermos não para agradar a nós mesmos, mas para edificar a outros. Quando você abaixa os padrões de sua igreja “já não andas conforme o amor”  em relação àqueles que estão lutando para manter altos padrões. Nós temos liberdade em Cristo, mas não temos liberdade para pecar.

———————————————————————————————————————-

Leia também os artigos:

Siga-nos no twitter @bibliaabertaibe

Dúvidas? Mande um e-mail para [email protected].

Post Anterior
Próximo Post